

Uma Plataforma integrada
A ideia da criação do Instituto eu Urbano surgiu durante a elaboração da tese de doutorado do pesquisador Max Paulo Rocha Pereira, realizada no Laboratório de Estudos Territoriais - LESTE/UFMG, sob orientação do Professor Doutor Ricardo Alexandrino Garcia e da Professora Doutora Adriana Monteiro da Costa, ambos do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. O autor investigava as possibilidades analíticas do desenvolvimento urbano ambiental utilizando as geotecnologias como ferramenta. O nome do instituto já nasce da contradição entre a urbanização como fenômeno coletivo e a construção de uma identidade urbana de pertencimento individual.
Acreditamos também que a participação popular nas tomadas de decisão tem um papel fundamental na construção, transformação e humanização desses espaços.
Esperamos ainda construir, por meio deste espaço, possibilidades de encontro para o desenvolvimento de ferramentas que alinhem as novas tecnologias com os antigos desafios do planejamento urbano.
​
Delineamento da Pesquisa
Para a realização desta pesquisa foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, com o objetivo inicial de conhecer de forma aprofundada o objeto em análise (O município de Sete Lagoas), suas principais características, os fenômenos que o moldam ou que dele derivam e na sequência analisar modelos construídos a partir de variáveis quantitativas que trouxeram riqueza de detalhe e ampliação da visão nos permitindo estabelecer relações de causalidade com os fenômenos observados. Além de diminuir a subjetividade e proporcionar maior credibilidade ao trabalho como proposto por (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013).
De natureza aplicada envolvendo soluções e proposições de interesse local, a pesquisa possui ainda um objetivo descritivo ao tentar condensar em seu corpo um conjunto de informações que consigam descrever os fatos e fenômenos acerca do objeto, mas também possui um caráter explicativo uma vez que se pretendeu-se relacionar esses fatos e fatores com a ocorrência dos fenômenos observados (GERHARDT; SILVEIRA, 2009).
Cronograma
Julho 2020 - Julho 2021
Agosto 2021 - Agosto 2022
Setembro 2021 - Outubro 2022
Elaboração do projeto e construção do referencial teórico, reuniões de orientação, adequação de escopo, construção da metodologia e definição dos produtos, definição do cronograma. Defesa do projeto no exame de qualificação para a tese.
Elaboração dos produtos, criação e lançamento do WebGis, oficinas de teste da ferramenta, construção do portal de disponibilização de dados, campos de verificação dos resultados dos modelos, redação e submissão de artigos.
Redação do volume final e defesa da tese em banca pública.
Esquema metodológico
