top of page

Comunicação Científica 

Durante o desenvolvimento desta tese vários textos foram desenvolvidos como forma de dar publicidade aos resultados e analises gerados. Os textos foram publicados em diferentes formatos com periódicos acadêmicos, anais de eventos científicos, disponibilizados em oficinas e também divulgados em meios digitais. A medida que outros trabalhos forem sendo publicados disponibilizaremos aqui nesta aba.

1

Geotecnologias e análise urbana: possibilidades e limitações analíticas a partir do desenvolvimento urbano ambiental do município de Sete Lagoas

Texto completo da tese de doutorado que  buscou analisar o potencial das ferramentas de geotecnologias para análise do desenvolvimento urbano ambiental de Sete Lagoas, Minas Gerais. Nessa oportunidade o autor elabora uma metodologia baseado na análise do meio físico, considerando principalmente o potencial natural dos territórios e sua relação com a urbanização do município a luz da historicidade.

https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/64822

2

Trabalho-emprego e indicadores sociais. Uma análise a partir do último ciclo de industrialização de Sete Lagoas - MG.

Neste trabalho buscou-se analisar os dados de trabalho e emprego, associados a indicadores sociais discutindo as características da população frente ao processo de industrialização vivenciado no município.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

3

Técnicas de sensoriamento remoto para análise temporal do espelho d’água da Lagoa Grande na cidade de Sete Lagoas – MG

A Lagoa Grande localizada no município de Sete Lagoas é identificada historicamente como sendo uma lagoa perene, demonstra, no entanto, uma diminuição do seu espelho d’água nos últimos dez anos, mais expressivamente nos últimos cinco anos. Este trabalho teve por objetivo demonstrar essa redução utilizando ferramentas e técnicas de sensoriamento remoto aliadas a análises estatísticas, de forma a discutir o potencial dessas metodologias no monitoramento de variáveis ambientais.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

4

Modelagem de risco de incêndio florestal no município de Sete Lagoas - MG.

Com uma vegetação predominante de Cerrado e Mata Atlântica, as áreas florestais do município sofrem constantemente com ocorrência de queimadas. Diante  ste trabalho buscou através da utilização de geotecnologia mapear as áreas com maior risco de incêndio florestal em Sete Lagoas. A região da APA da Serra de Santa Helena assim como a da Gruta Rei do Mato se encontram em áreas de alto ou muito alto risco de incêndio.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

5

Participação popular nos comitês de bacia hidrográfica. Do discurso a prática na sub bacia do Ribeirão Jequitibá - MG

Neste trabalho buscou-se analisar a relação de presença-ausência nas reuniões do subcomitê do Ribeirão Jequitibá, além da realização de Análise Fatorial por Correspondência (AFC) das palavras presentes nas ATAS, possibilitando uma interpretação com relação à efetiva ocupação das cadeiras que representam os diferentes segmentos da sociedade e da formação de grupos semânticos significativos na relatoria das reuniões.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

6

O Papel do uso do solo na proteção de espécies ameaçadas de extinção: Estudo de caso na bacia do Córrego Marinheiro - MG

Neste trabalho utilizou-se análise espacial, com o objetivo de dar visibilidade a área de ocorrência do Faveiro-de-Wilson, espécie arbórea criticamente ameaçada de extinção na região da bacia do Córrego Marinheiro em Sete Lagoas, sob a ótica do uso do solo e das políticas de gestão territorial e entender sua relação com a manutenção da espécie.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

©2021 

bottom of page